Como era a história antes da escrita?

 


O período mais remoto da humanidade, também conhecido como Pré-História, está entre o aparecimento dos primeiros ancestrais dos seres humanos (há mais de 5 milhões de anos) e o surgimento da escrita (cerca de 4 mil anos antes de Cristo). 

Até mais ou menos 200 anos atrás, os historiadores se baseavam em textos escritos pelos povos antigos para estudar o passado. Eles acreditavam que as sociedades que não possuíam escrita não poderiam ser pesquisadas e, portanto, não teriam uma história. Daí criaram a expressão Pré-História para denominar o período em que esses povos viveram.

  • O estudo da história

O conhecimento que temos da História antes da escrita, época conhecida como Pré-História, deve-se, em grande parte, a estudos de especialistas da Paleontologia e da Arqueologia. Vamos entender o que é cada uma: 

→ Paleontologia: estudam a origem e a evolução dos seres humanos por meio de fósseis (que é qualquer vestígio de planta ou animal que foi preservado até os dias atuais, como ossos, dentes, pegadas, etc.) 

→ Arqueologia: estudam a origem e a evolução das sociedades humanas por meio de vestígios deixados. Além de fósseis, eles estudam objetos, adornos, utensílios, pinturas, inscrições, etc., que servem de fontes históricas. 

Ambas as áreas contribuem para conhecer a história da humanidade, mas antes de nos aprofundamos no tema... Você sabe o que é a História e qual é a importância dela para a população? A história é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço juntamente com à análise de processos e eventos ocorridos no passado. 

E ela é importante, pois norteia o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade. O estudo da História, porém, não é apenas listar fatos, datas, personagens e acontecimentos do passado. Não se aprende História decorando ou memorizando acontecimentos. 

Para realmente entender as sociedades do passado, precisamos tentar buscar explicações. Para isso, é necessário recolher informações sobre a vida das pessoas nessas sociedades. Mais interessante será o estudo quanto mais profundas forem nossas explicações e mais corretas as informações selecionadas. E existem um profissional que nos ajuda a organizar esse passado, esses pesquisadores se utilizam justamente dos vestígios deixados pelos seres humanos, que são encontrados pelos arqueólogos e paleontólogos... quem são esses profissionais? 

Os historiadores são os profissionais que analisam as fontes históricas (termo dado aos vestígios deixados pelos humanos), comparando e interpretando os vestígios deixados pelos nossos ancestrais. Essas fontes históricas podem serem de diversos tipos como: 

a) fontes materiais (qualquer objeto que foi produzido por um homem);

b) fontes orais (repassado por meio da fala, que remete a memória); 

c) fontes imagéticas (pinturas rupestres, pinturas, fotos, esculturas etc.);

d) fontes escritas (documentos como cartas, leis, poemas, jornais etc.). 

Diariamente novas descobertas são feitas por meio de pesquisas e novas fontes são encontradas e a construção do conhecimento histórico está em constante transformação pelos sujeitos históricos. E o que é um sujeito histórico? simples, são todas as pessoas que participam do processo histórico, sendo fundamentais nas ações de transformação cultural, política e econômica de uma sociedade.

Para melhor organização cronológica do estudo da história, foi convencionado a divisão do tempo em períodos históricos, que estão convencionados nos seguintes períodos segundo os historiadores europeus: 

1. Pré-História: quando surgiram os primeiros seres humanos e seu processo de evolução. 

2. Idade Antiga: iniciada com o surgimento da escrita, há aproximadamente 4.000 mil anos a.C. 

3. Idade Média: também chamada de 'Idade das Trevas', esse período foi iniciado no século V d.C. e finalizou no século XIV. 

4. Idade Moderna: esse período foi marcado pelo o avanço da população e a formação de estados, vai desde do século XV ao século XVII. 

5. Idade Contemporânea: iniciado no século XVIII até os dias de hoje.

→ Diferenças no tempo 

Presente, passado e futuro são noções necessárias para a organização dos estudos sobre o tempo e sobre a História. Como você sabe, para situar diversos acontecimentos, utilizamos algumas medidas de tempo: horas, meses, anos, que são criações humanas, a essa forma de medição é chamada de TEMPO CRONOLÓGICO e hoje em dia, já nos acostumamos a usá-las normalmente. 

Essas medidas são ferramentas feitas com base na observação da natureza há milhares de anos: nascer e pôr do Sol, fases da Lua, agrupamentos de estrelas, períodos de calor, frio, secas ou chuvas intensas. E a passagem do tempo por meio das transformações e as permanências nas sociedades ao longo dos anos, é chamado de TEMPO HISTÓRICO; e é por meio dessa análise, observações e porque não, suposições é o que mais se adaptar ao trabalho dos historiadores. 

→ Perspectivas 

Para analisar o tempo histórico é possível adotar duas perspectivas diferentes. Veja: 

DIACRONIA OU PERSPECTIVA DIACRÔNICA: quando se estuda uma sociedade "através do tempo" ou um fenômeno histórico, analisando todo o processo que constituiu as transformações ao longo dos anos. 

SICRONIA OU PERSPECTIVA SICRÔNICA: quando se estuda uma sociedade analisando os fatos que ocorrem "ao mesmo tempo" em outras regiões. 

  • A linha do tempo

É um recurso utilizado para localizar graficamente os acontecimentos e períodos históricos de modo linear e cronológico. Podemos produzir uma linha do tempo sobre diversos assuntos, como a história da nossa vida, a história de um município, do nosso país etc. Veja a seguir um exemplo de linha do tempo que tem como temática sobre o processo da abolição da escravatura na América Latina:


Apesar de graficamente a linha do tempo ser de fácil compreensão, existem três elementos essenciais que devem conter na montagem de uma linha do tempo: 

-Marcos históricos: se refere aos acontecimentos que podem representar rupturas entre os períodos históricos (como os anos mostrados pela linha em verde).

-Intervalo temporal: elemento que delimita o espaço do acontecimento para outro (mostrado através da linha na cor azul, ex.: 1790 - 1810). 

-Eixo Cronológico: linha que representa o sentido da passagem do tempo (mostrada em amarelo).

  • Métodos de datação

Para ter acesso ao passado, os pesquisadores precisam primeiro datar um fóssil (descobrir sua idade), os arqueólogos e paleontólogos contam com diversos métodos para ajudar porém dois métodos são os mais utilizados, que veremos a seguir: 

1) Estratigrafia: é um método que analisa as camadas do solo onde o objeto possa ser encontrado. 

2) Carbono-14: é uma substância presente em todos os seres vivos e que vai se desprendendo lentamente a partir da morte de um animal ou planta.



  • A origem do ser humano

A explicação sobre o ser humano foi dado de várias formas, a primeira forma de explicação deu-se por meio de Mitos, depois houve explicações científicas. Duas teorias foram amplamente divulgados: 


  • Referências
MARSICO, Maria Teresa [et al.]. Capítulo 1 - O surgimento do ser humano. Marcha Criança - História e Geografia 5º ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2018. 

Vários autores. Capítulo 1 - Tempo e História (Módulo 1). Trilhas Sistema de Ensino: ensino fundamental II: 6º ano. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2018. 

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Unidade 1: Capítulo 2 - A História antes da escrita. Teláris História 6º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2018.




Comentários