A Pré-história


  • O surgimento do ser humano
Fazemos parte da espécie humana, que surgiu na África e se espalhou pelos diversos continentes. Uma das primeiras evoluções humana conhecidas pelo homem, foi o Australopithecus afarensis encontrado no continente africano, milhares de anos se passaram até que a nossa espécie atual, cientificamente chamada de Homo Sapiens, que significa "homem que sabe", foi o resultado de um processo de evolução que começou há milhões de anos.

Sabemos que o ser humano passou por diversas evoluções de espécies (e ainda passa), e para facilitar o estudo dessa evolução humana os estudiosos dividiram as etapas evolutivas do homem em: Pré-australopitecos, Australopitecos, gênero Homo e por fim, o Homem Moderno. A seguir, conheceremos outros tipos de evoluções das espécies humanas.
  • A evolução das espécies humanas

-Australopithecus afarensis
(4 milhões de anos atrás): andava sobre duas pernas, mas possuía braços longos para subir em árvore.
-Homo Habilis (2,5 milhões de anos): suas mãos tinham capacidade de manipular objetos com mais precisão.
-Homo Erectus (1,9 milhão de anos): sua caixa craniana já tinha um tamanho mais próximo da caixa craniana do homem moderno.
-Homo Neanderthalensis (200 mil anos): baixo e atarracado, era bem adaptado para viver em regiões muito frias.
-Homo Sapiens (200 mil anos): desenvolveu à habilidade de se comunicar por meio da fala e de refletir sobre si mesmo.
  • Periodização

Para a organização dos estudos sobre a história da humanidade foram feitos por meio de divisões em períodos, de acordo com as técnicas e os utensílios inventados pelos grupos humanos. Esses períodos estão divididos da seguinte forma:

Paleolítico: conhecido também como Idade da Pedra Lascada, durou aproximadamente de 2,5 milhões de anos até 10 mil anos atrás. Entre as características principais temos:

→ Ferramentas feitas de pedras, que era lascada para que se tornasse mais cortante ou pontudas;

→ Os grupos de seres humano eram Nômades, ou seja, viviam em um local por um período e depois se mudavam em busca de locais mais apropriados para sobreviverem.

Neolítico: conhecido como Idade da Pedra Polida, que durou aproximadamente 10 mil anos a.C. Dentre as características do período temos:

→ Começaram a produzir ferramentas e utensílios de pedra polida, obtendo objetos mais afiados e aperfeiçoados;

→ Início do processo de sedentarização, ou seja, que se fixassem em um local dessa forma surge a agricultura e a domesticação de animais;

Idade do Bronze: recebeu esse nome devido a produção de ferramentas em bronze, que ocorreu a cerca de 5 mil anos, também chamado de Idade dos Metais, Idade do Ferro ou Idade do Cobre. Algumas das características são:

→ Surgimento e o controle do fogo contribuíram para o uso dos metais;

→ Surgimento das primeiras cidades e o aumento da população;

→ Surgimento das primeiras profissões como os artesões e agricultores, bem como as relações sociais se tornaram mais complexas e houve a divisão do trabalho.

  • Os registros rupestres
Antes do surgimento da escrita, há aproximadamente 6 mil anos, os cientistas basearam-se em diferentes registros como: ferramentas, pinturas, utensílios e restos de alimentos.

As gravuras e pinturas realizadas pelos primeiros grupos humanos nos ajudam a compreender o período de vida desses povos. Os desenhos eram feitos nas rochas e retratam cenas do cotidiano, como: caça, conflitos e a presença de determinadas espécies de animais na região. Outros desses desenhos correspondem a representações simbólicas, que podem ser interpretadas como cenas de danças e de rituais.



Comentários