O Povoamento das Américas

Débora Evelin Santos Rodrigues

É de conhecimento geral que os primeiros seres humanos se desenvolveram na África ao longo de milhares de anos. A maior parte dos especialistas que estudam como ocorreu o povoamento do planeta, afirma que foi a partir da África que os seres humanos migraram para outras regiões do mundo.

As pesquisas mais conhecidas apontam que a presença humana na América teria se iniciado entre 35 e 30 mil anos atrás, devido ao processo de desertificação na África, ou seja, uma grande parte do continente africano foi modificando o clima, sendo que algumas das áreas que antes eram de caça e coleta de frutas foi se transformando em desertos. Estudiosos consideram duas principais rotas de migração:

1. Estreito de Bering: parte dos povos africanos vieram a pé da Ásia para a América ou em canoas;
2. Polinésia: defende que os primeiros povoadores teriam se deslocado da Ásia para a América ao atravessar o oceano Pacífico, navegando de ilha em ilha em pequenas embarcações. 
 
Mais apesar dessas duas teorias serem a mais aceitas entre os estudiosos, também temos algumas outras válidas para explicar o povoamento da América como:

3. Rota da Migração Atlântica: defende que alguns grupos humanos teriam saído da Europa e navegado pelo oceano Atlântico em pequenas embarcações até chegar ao norte da América.
4. Rota Costeira: afirma que os primeiros habitantes da América teriam navegado da costa da Ásia até a América do Norte e depois ido em direção ao sul pela costa do continente. Veja abaixo, as principais hipóteses de povoamento da América 

 

  •  Períodos da História Americana
Para dividir os períodos da História mais remota do nosso continente, a denominada Pré-História americana, utilizamos uma nomenclatura diferente da empregada para a Pré-História da Europa, da Ásia e da África. 

Os termos usados são Paleoíndio, Arcaico e Formativo. Vamos entender quanto tempo durou cada fase a seguir

- Paleoíndio: usado para comentar acerca dos primeiros povoadores até aproximadamente 8 mil a.C., esse período vai da chegada dos primeiros grupos humanos, que se espalham pelo continente americano.
- Arcaico: equivale de 8 mil a.C., a cerca de 2 mil a.C., que foi a época de grandes mudanças climáticas, como o aumento de temperatura e variação da umidade, que afetaram a fauna e a flora das regiões americanas.
- Formativo: vai de 2 mil a.C. até 1500 d.C., que é o último período da história mais remota da América abrange a diminuição do nomadismo até as sociedades que foram conquistadas pelos europeus.
  • Os primeiros habitantes do território brasileiro
A partir de várias pesquisas arqueológicas feitas ao longo dos anos, temos o conhecimento sobre a ocupação e a vida coletiva no continente americano em geral e, principalmente, no Brasil.

Dentre os vários sítios arqueológicos existentes no Brasil, dois nos chamam mais atenção pois foram encontrados fósseis semelhantes aos africanos que são o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e o Sítio Arqueológico Lapa Vermelha (MG). A esses fósseis foram dados os nomes de Luzia que foi encontrada em Lagoa Santa (MG) e Zuzu encontrado na Serra da Capivara (PI). Abaixo vejam as fotos:

  • Referências
CAMPOS, Flávio de [et al.]. História: escola e democracia 6º ano. Cap. 2 - Origens da humanidade. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2018

Trilhas - Sistema de ensino: ensino fundamental II História 6º ano. Cap.3 - Origens da humanidade (módulo 1).1º ed. São Paulo: FTD, 2018.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Teláris História 6º ano. Cap. 2- A história antes da escrita. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2018.

Comentários