Pular para o conteúdo principal
- Definição
- A história é uma forma de ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço juntamente com à análise de processos e eventos ocorridos no passado. As pessoas que trabalham com essa forma de ciência são chamados de historiadores.
- A palavra "história" tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo "histor", que significa "aprendizado" ou "sábio". Ela é tão importante pois tem o papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.
- Periodização
- Para melhor organização cronológica (ou seja, seguindo a ordem das em que algo ocorreu) do estudo da história, foi convencionado a divisão do tempo em período históricos:
- Pré-História: período que corresponde ao surgimento do ser humano moderno, isso equivale a cerca de 5 a 2 milhões de anos atrás);
- Idade Antiga: iniciado com o surgimento da escrita (4 mil a.C.) até a queda do Império Romano (476 d.C.);
- Idade Média: período entre o fim da antiguidade e a Idade Moderna, equivale do século V d.C. ao século XV. A idade Média ficou conhecida como "Idade das Trevas".
- Idade Moderna: período entre o fim da Idade Média e o início da Idade Contemporânea, que ocorreu entre 1453 a 1789 (séculos XV ao XVII).
- Idade Contemporânea: compreende o período entre o início da Revolução Francesa (1789) até os dias atuais.
- Outra forma que podemos periodizar é através da Linha do Tempo. Uma linha do tempo tem por objetivo marcar os principais fatos e acontecimentos mostrados em uma sequência linear, de acordo com a data dos acontecimentos. As linhas do tempo podem marcar períodos de alguns anos ou milhões de anos e ainda, marcar a evolução de diversos tipos de acontecimentos.
- Métodos utilizados pelos historiadores
- Para que um historiador consiga desenvolver bem esse conhecimento humano, se faz necessário usar as fontes históricas. As fontes é a base da investigação do historiador, ou seja, servem de evidências para as análises dos acontecimentos passados.
- As fontes históricas também são chamados de documentos históricos e existem diversos tipos de fontes históricas:
- A divisão do tempo por meio de calendários
- Uma outra forma de organização temporal é o calendário, que pode ser agrupado em dias pelas semanas e meses do ano. Um calendário pode ser divididos de várias maneiras: fenômenos da natureza, movimento da lua e do sol, interesses, entre outros.
- Ao longo dos anos, cada povo criou o seu próprio calendário, em outros casos, alguns calendários foram impostos aos povos. Abaixo vocês poderão conhecer alguns tipos de calendários existentes no mundo:
- Calendário Chinês: esse calendário é lunissolar, ou seja, leva em consideração os ciclos do sol e da lua, que é contada em ciclos em anos (cada ciclo possui doze anos). Cada ano recebem os nomes de animais do horóscopo chinês, que são: Boi, Cão, Carneiro, Cavalo, Coelho, Dragão, Galo, Macaco, Porco, Rato, Serpente e Tigre.
- Calendário Gregoriano: é o que usamos atualmente pela maioria dos países. Foi criado pelo Papa Gregório XIII, em fevereiro de 1582; o marco inicial é o nascimento de Jesus Cristo, no ano 0 a.C., ele leva em consideração o ciclo solar que possui 365 dias e 6 horas, que acaba rendendo um dia a mais, a cada 4 anos o que gera o ano bissexto.
- Calendário Islâmico: seu marco inicial é a Hégira (fuga do profeta Maomé da cidade de Meca para Medina em 522 d.C.). É um calendário lunar composto de 29 ou 30 dias, que estão inclusos datas religiosas e festivais.
- Calendário Judaico: ele é lunissolar, onde os anos se alternam entre 12 e 13 meses. É usado pelo povo israelita há mais de três milênios, eles utilizam para determinação de datas festivas, aniversários, mortes e serviços religiosos.
- Calendário Maia: dividido em dois tipos, o primeiro é chamado de Tzolk'in (composto de 260 dias, divididos em 20 meses) que marca rituais e datas festivas ou religiosas; já o segundo se chama Haab (composto por 18 meses de 20 dias, e um período de cinco dias conhecidos como Wayeb') que era utilizado no cotidiano para a agricultura e as estações do ano.
Comentários
Postar um comentário