América: As civilizações andinas

 



Como vimos anteriormente, o continente americano foi colonizado entre 35 e 30 mil anos atrás por distintos grupos com características próprias. Pesquisas arqueológicas que foram levadas a cabo na referida região corroboram com a hipótese de que a América começou a ser povoada por diversas correntes migratórias provenientes da Ásia.

Na região do atual Peru, pode-se entender a divisão desses grupos da seguinte maneira:

1. Caçadores Nômades (22.000 - 3.000 a.C.): que produziam instrumentos grossos e pontiagudos que podiam ser lançados; alguns grupos viviam em cavernas e produziam pinturas rupestres, utilizavam o fogo e praticavam enterramentos na posição fetal e dorsal; outros eram pescadores e se alimentavam de farinha triturada.

2. Agricultores Seminômades (5.500 - 6.000 a.C.): foram os primeiros a praticarem a agricultura no Novo Mundo. Viviam em cabanas circulares e semi subterrâneas e realizavam o sepultamento cerimonial dos seus mortos.

3. Sedentários (5.785 - 1950 a.C.): que se estabeleceram em pequenos povoamentos e se desenvolveram ao longo dos anos.

  • A América Nativa
Chamamos de América nativa ou povos ameríndios os povos indígenas americanos que foram habitantes da América antes da chegada dos europeus e os seus descendentes atuais. Temos conhecimento que a cerca de 5000 a.C. habitava a região povos que eram pescadores e caçadores dentre os mais conhecidos temos os esquimós ou inuítes (viviam na região ártica), os iroqueses (mais ao sul da América do Norte) e os Pueblos (América do Norte).

O surgimento desses povos coincidem com a domesticação das plantas no continente onde estima-se  ter começado, provavelmente, em três regiões americanas: perto de 7000 a.C., na região sul do atual México; na região dos Andes do Peru, por volta de 4000 a.C.; e no centro dos atuais Estados Unidos da América, em cerca de 2000 a.C. Com o tempo, essas práticas se espalharam por diversas outras áreas.

Além dessas regiões, há vestígios da ocupação humana vivendo na Região Amazônica desde 9000 a.C., com organizações sociais complexas e algumas com população superior a 50 mil habitantes. Alguns ocuparam a região do alto Xingu e viviam conectados em uma rede de núcleos populacionais ligados por estradas.
  • As primeiras sociedades americanas
Dentre os grupos sociais mais antigos, duas sociedades se sobressaem ao longo da história ainda pouco falada em ambientes escolares:

Iroqueses - viveram na região dos Grandes Lagos onde hoje é o estado de Nova York. Dentre as principais características temos: casas comunitárias; divididos em clãs matrilineares; onde ninguém podia casar-se com um membro de seu próprio clã.

Povos Esquimós - vivem na Groenlândia, no Alasca, no Canadá e no leste da Rússia. Características principais: conseguem seu alimento por meio da caça e da pesca; também se alimentam da carne de renas, focas, morsas e baleias.
  • As civilizações antigas da América
As principais civilizações antigas, desenvolveram-se principalmente em duas regiões:

→ Mesoamérica: corresponde ao sul do atual México e a grande parte da América Central;



→ Andina Central: assim chamada por ser atravessada pela Cordilheira dos Andes.



  • As antigas civilizações andinas
As civilizações andinas encontram-se hoje nas regiões como Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia que estão localizados na América do Sul (veja mapa acima). Todos os povos citados até aqui, pertencem a uma categoria onde os historiadores chamam de povos pré-incaicos.

Dentre as civilizações que se destacaram temos: Mochica (ao norte), Lima (ao centro) e Nazca (ao sul), apesar disso, somente quatro grandes impérios (Olmecas, Incas, Maias e Astecas) são conhecidos como parte da população mesoamericana. Iremos conhecer um pouco mais sobre a cultura de alguns povos pré-incas a seguir:


- Cultura Chavin: habitaram a Serra de Huari, entre os anos 900 e 200 a.C. Eles devem seu nome a existência de ruínas localizada na região que engloba os rios Huachesca e Moshna (ver mapa). Há indícios que os Chavin foi um grande "império" teocrático, visto que adoravam o deus jaguar.



- Mochica: habitaram a costa norte do Peru, no vale de Moche entre os anos 100 a.C. e 600 a.C., eram formados por poderosos guerreiros, porém ficaram conhecidos por causa de sua arte em ouro e cerâmica, realização de construções suntuosas e prática da agricultura irrigada.

- Paracas: surgiu na costa sul do Peru em 700 d.C. e atingiu um importante desenvolvimento na arte têxtil. Contudo foram os seus sepultamentos que se destacaram pela sua diversidade, de acordo com a época de sua história.

- Vicus: surgiram entre 1000 a 300 d.C. entre as inúmeras sociedades da Cordilheira dos Andes e o Mar, mais especificamente, no leito do rio Piura, ao norte do atual Peru. Essa cultura se sobressaiu entre as demais, devido os formato de suas tumbas (tumbas quadrangulares) e sua cerâmica diversificada.

- Pucara: desenvolvida entre 100 a.C. a 300 d.C., floresceu a nordeste do lago Titicaca (hoje território boliviano) ao sul do atual Peru. Uma das suas características principais são suas construções formadas por enormes muros de pedras semelhantes a fortalezas.

  • Referências
CARDOSO, Ciro Flamarion S. América Pré-Colombiana. Coleção Tudo é História nº 16. Editora Brasiliense

LIMA, Luis Eduardo Pina. História das Américas I. Aula 5 - Zona Andina: povos pré-incaicos. Universidade Federal de Sergipe, CESAD. São Cristóvão/SE, 2010.

VICENTINO, Cláudio e VINCENTINO, José Bruno. Capítulo 3 - América: povos, reinos e impérios antigos. Teláris História 7º ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2019. págs. 52 a 61

 

Comentários