Diversidade: Conjunto diverso, múltiplo, composto por variadas coisas ou pessoas; multiplicidade: a diversidade das espécies.
Cultura: Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade, diferenciando-a de outras [...] Conjunto dos conhecimentos adquiridos; instrução: sujeito sem cultura.
Então podemos definir que a diversidade cultural representa ao conjunto das distintas culturas que existem no planeta, e essas culturas é formada por diferentes costumes de uma sociedade. O que diferencia uma cultura das outras são os elementos constitutivos, que consequentemente, compõem o conceito de identidade cultural.
Quando diferentes culturas convivem, os resultados podem ser tanto conflitos quanto novas tradições. Essas diferenças culturais são o resultado da trajetória dos povos ao longo do tempo, assim como da relação que eles têm com os lugares onde habitam.
Existem muitas culturas diferentes no mundo em que vivemos e algumas coisas são as que tornam diferentes como: língua, comportamento, ideias políticas, religião, alimentação, festas, músicas e ritmos, construções, hábitos diários, técnicas e maneiras de trabalhar, moradias entre outros.
Essas diferenças culturais são o resultado da trajetória dos povos ao longo do tempo, assim como da relação que eles têm com os lugares onde habitam. Por isso, para entender essas diferenças culturais, é muito importante estudar a história desses povos.
E é devido a essas diferentes culturas que conviveram entre si em um determinado momento, é que constituem uma identidade cultural; um exemplo disso, é um alimento que faz parte da cultura alimentar do Brasil é a feijoada. De origem desconhecida, o prato tem influências indígenas (o feijão) e portuguesas (os cozidos). Hoje, muitos brasileiros têm o hábito de comer feijoada.
Outro exemplo disso, a língua que é um dos vários modos pelos quais as pessoas independentes do seu local de origem se comunicam, o que contribui também para compreender o mundo. As línguas se transformam com as pessoas que as falam.
Antes da chegada dos portugueses ao território que hoje pertence ao Brasil, os povos indígenas tinham culturas muito diferentes. Exemplos dessas diferenças culturais eram as línguas e as tradições religiosas.
O tupi era uma das línguas indígenas mais faladas pelos povos que viviam no litoral do Brasil quando os portugueses chegaram à América. O contato frequente entre os portugueses e as várias tribos tupis resultou em intercâmbio cultural, ou seja a troca entre dois grupos diferentes, no caso da história brasileira foi o que possibilitou mesclar a cultura portuguesa com a cultura indígena, já existente antes de 1500.
Acredita-se que havia mais de 1200 línguas indígenas quando os portugueses chegaram. Ao longo da história, a violência contra esses povos nativos por outros grupos indígenas e pelo colonizador fez com que muitas dessas línguas desaparecessem. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 274 línguas indígenas são faladas no Brasil, e algumas podem ainda desaparecer por causa do pequeno número de falantes.
- Diversidade Cultural Brasileira
Quando entraram em contato com povos indígenas, após 1500, os portugueses perceberam que o trabalho e os alimentos eram divididos entre todos. Homens, mulheres, crianças e idosos tinham tarefas diferentes, mas todos colaboravam para a sobrevivência da aldeia.
Essa característica da cultura daqueles povos indígenas causou muito espanto aos portugueses, porque na Europa havia muitas diferenças sociais e as riquezas e as terras não eram divididas de forma igualitária entre todos. Na cultura europeia havia a ideia de propriedade privada, enquanto nas sociedades indígenas essa ideia não existia.
Outro momento onde houve um intercâmbio cultural na história do Brasil, foi quando os europeus começaram a trazerem os africanos para o país. Os povos africanos vieram para cá, como escravos porém eles tinham uma cultura muito rica e diversificada, quando esses povos entraram em contato com a cultura europeia e indígena já existente do nosso território, acabou gerando uma cultura totalmente diferente no Brasil, e que foi disseminada por várias regiões tornando a cultura brasileira totalmente única, como vemos atualmente.
Apesar disso, não só foram os europeus, indígenas e escravos africanos os responsáveis por transformar a cultura brasileira, houveram diversas outras contribuições para que isso se modificasse e chegasse ao ponto em que conhecemos hoje. Os principais disseminadores da cultura brasileira são:
→ Diversidade Cultural Regional
Cada região do Brasil tem sua própria diversidade cultural, algumas tem culturas em comum como veremos mais abaixo:
Artesanato da Região Sul do Brasil IN: Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2023. Consultado em 06/04/2023 às 11:36. Disponível em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/culturasul4.php
CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Capítulo 3 - Respeitar quem é diferente IN: Ápis mais História: 5º ano. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática S.A, 2021.
DIANA, Daniela. Cultura da Região Sul: festas, danças e muito mais. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cultura-da-regiao-sul/. Acesso em: 6 abr. 2023
Riqueza Cultural Brasileira: Festejos 5º ano. Trilhas Sistema de Ensino. São Paulo: FTD, 2021.
Comentários
Postar um comentário