Então podemos resumir que a guerra fria foi uma série de fatos que aconteceu entre 1947 a 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos (capitalismo) e outro pelos soviéticos (socialismo). Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
Grande parte do continente europeu foi devastada pela Segunda Guerra Mundial. A Europa oriental enfrentava altas taxas de desemprego e falta de recursos para obras de infraestrutura, como abastecimento de água, redes coletoras de esgoto e fornecimento de energia elétrica. Essas condições impulsionaram o crescimento eleitoral dos partidos socialistas e a formação de governos alinhados com a União Soviética.
- Causas e Características
Foi um programa de ajuda econômica e tecnológica aos países europeus, incluindo a Alemanha Ocidental. Bilhões de dólares foram injetados nas economias desses países, acelerando a recuperação da capacidade produtiva e facilitando a criação de empregos e o desenvolvimento de políticas sociais.
- Acontecimentos mais importantes
- Cooperação política e militar
Os soviéticos, em represália aos EUA criaram o Conselho para Assistência Econômica Mútua (1949), que garantia apoio econômico aos países do bloco comunista.
Durante a Guerra Fria, também foram construídas alianças militares que dividiram os blocos rivais. Do lado ocidental, formou-se, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), sob a liderança dos Estados Unidos. Do lado soviético, formou-se, em 1955, a aliança militar conhecida como Pacto de Varsóvia, sob a liderança da União Soviética.
- Acordos das uniões europeias
Instituído em 1958 e entrou em operação em 1960, com objetivo de facilitar e aumentar o comércio de mercadorias entre os três países, diminuindo a burocracia e reduzindo impostos e taxas de comércio exterior.
Foi uma entidade supranacional, fundada em Paris em 1951 pelos seguintes países: França, Alemanha Ocidental, Holanda, Bélgica, Itália e Luxemburgo. Esse acordo representou um primeiro passo para uma colaboração política e econômica entre os países europeus.
A concorrência com os Estados Unidos levou vários países da Europa a formar o Mercado Comum Europeu, precursor da atual União Europeia.
- Muro de Berlim
- Fim da guerra fria
- Referências
Comentários
Postar um comentário