Dando continuidade sobre como iniciou a Idade Média, acredita-se que o termo tenha sido formulado por estudiosos que viveram em cidades italianas no século XVI. Com a queda do Império Romano acabou contribuindo para que diversos povos de de diversas partes da Europa e da Ásia penetrassem no território. A maioria desses povos fazia parte de um grande grupo linguístico conhecido como germânicos.
A pressão dos germânicos sobre o território romano se agravou no século V, quando os hunos, povos não germânicos originários da Ásia Central, passaram a invadir suas terras. Forçados a se deslocar ainda mais para o interior do Império Romano, os germânicos promoveram ataques violentos, que prejudicaram o comércio e agravaram a crise da economia romana.
- Estabelecendo as fronteiras
- Organização social
Eles se organizavam em tribos (grupos de famílias ligadas por laços de parentesco e de dependência pessoal), adoravam vários deuses e não conheciam a escrita. As terras que ocupavam pertenciam à comunidade e eram divididas periodicamente entre as famílias para o cultivo.
Os povos germânicos tinham forte tradição guerreira. Durante as guerras, os chefes das famílias, reunidos em assembleias, escolhiam um líder para comandar as batalhas. O líder militar mantinha com seus guerreiros estreitos laços de lealdade e companheirismo. Esses laços tinham por base um juramento de fidelidade e de obrigações recíprocas. Os laços que uniam as duas partes formavam uma instituição conhecida como Comitatus.
As guerras desempenhavam um papel muito importante na vida das tribos. Por meio delas, garantiam-se terras para a agricultura e a criação de animais. Além disso, os líderes aumentavam sua riqueza e poder e os laços entre os membros das tribos ficavam ainda mais fortes.
- A Germânia
Os romanos identificaram como Germânia o território que correspondia a uma área iniciada na margem ocidental do rio Reno e ia até as florestas e as estepes do que hoje conhecemos como Rússia e Ucrânia.
A delimitação final do que seria o território da Germânia era um tanto quanto vaga. Os romanos conheciam efetivamente a chamada Germânia Interior e a chamada Germânia Livre.
→ Germânia Interior: era ocupada pelos próprios romanos, era chamada de interior porque constituía o território do império e estava localizada a Oeste e Sul do rio Reno. Essa região ocupada da Germânia subdividia-se ainda em duas outras partes: a Germânia Inferior e a Germânia Superior. A primeira delas corresponde ao que conhecemos hoje como o sul dos Países Baixos e a segunda são os atuais territórios da Suíça e da Alsácia.
→ Germânia Livre: era o território que não possuía ocupação do Império Romano, correspondia às terras a leste do rio Reno.
Além dos povos romanos, a Germânia era ocupada por diversas tribos. A maioria delas era germânica, mas contava-se ainda com a presença de celtas, bálticas e citas.
- Os Reinos Germânicos
- Referências
Comentários
Postar um comentário