O Reino de Cartago


Na região do golfo de Túnis, formou-se outro grande reino da Antiguidade: Cartago. Criado pelos fenícios no final do século IX a.C. e comandado por poderosos comerciantes, Cartago competia em conquistas com a República Romana, chegando a controlar um vasto território que envolvia o Mediterrâneo ocidental, a península Ibérica e a ilha da Sicília.

A civilização cartaginesa chegou a habitar também o norte da Península Ibérica, ilhas do Mediterrâneo e várias localizações na costa norte africana. Na civilização cartaginesa eram faladas três línguas: fenício (mais na cidade de Cartago), grego (nas ilhas do Mediterrâneo) e o berbere (na costa oeste da África).

De acordo com a lenda, Cartago foi fundada pela rainha Dido. Porém, de acordo com historiadores, ela foi fundada, no século IX a.C., por fenícios originários da cidade de Tiro. Logo, é considerada historicamente com sendo, em seus primórdios, uma próspera colônia fenícia. Mas vale ressaltar que, com o passar do tempo, foi conquistando sua independência e se tornou uma cidade-Estado.

  • O comércio de Cartago
A base da riqueza de Cartago foi o comércio, dirigido por companhias em poder da aristocracia local. Mas junto a isto existiu uma agricultura de primeira linha que legou grandes conhecimentos. Cartago ocupava uma península em Tunísia, e se dividia em bairro portuário, o centro da vida comercial e a cidade alta.

Sua população era a mescla entre os fenícios e a população local, eram tolerantes quanto às diferentes religiões, repetiam muito os nomes de seus filhos o que causa problemas para identificar a seus capitães e políticos, ao longo das crônicas.

Cartago era inicialmente uma colônia fenícia que se tornou um próspero centro comercial concorrente dos romanos. Assim, uma das motivações das Guerras Púnicas foi a disputa pelo controle comercial do Mediterrâneo. Após batalhas violentas, com perdas de ambos os lados, os romanos conseguiram arrasar Cartago, em 146 a.C.

Com  respeitável força militar, Cartago chegou a dominar várias regiões do norte da África, assim como a ilha da Sicília, Sardenha e áreas da atual Espanha. Chegou a formar um pequeno império na região do Mar Mediterrâneo.
  • Guerras Púnicas

A palavra Púnico é derivada da expressão latina punicus, que significa "os habitantes de Cartago". A expansão romana provocou atrito com uma importante potência adversária no Mediterrâneo: Cartago, cidade fundada pelos fenícios no norte da África. Devido a expansão do Império Romano, houveram três guerras travadas entre eles:

→ Fases:

1ª Guerra Púnica: inicia-se em 264 e estende-se até 241 a.C.

2ª Guerra Púnica: de 218 a 201 a.C.

3ª Guerra Púnica: de 149 a 146 a.C.

Esses conflitos foram resultado da disputa entre Roma e Cartago pela hegemonia comercial na bacia do Mediterrâneo. Um dos principais destaques do conflito foi a disputa pelo domínio do sul da península Itálica e da ilha da Sicília, região também conhecida como Magna Grécia

Cartago lutou com os gregos e com os romanos, com os quais susteve as três guerras púnicas, a última das quais culminou com a destruição da cidade em 146 a.C. A cidade-estado foi arrasada até os alicerces, seus cultivos destruídos, seus habitantes escravizados e seu solo coberto de sal para que se convertesse em terra erma.


Sítio Arqueológico de Cartago: as ruínas da cidade antiga são Patrimônio Mundial da UNESCO.

  • Referências
RAMOS, Jefferson Evandro Machado. História de Cartago; Sua Pesquisa. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/historia/cartago.htm Acessado em 01 junho 2023.

SALEME, Roseliane. Cartago; Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/cartago/ Acessado em 01 junho 2023.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Capítulo 5 - África: diversidade de povos e reinos. IN: Teláris História 6º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2018.

VICENTINO, Cláudio [et al.]. Capítulo 6 - A civilização romana IN: Olhares da história: Brasil e o mundo vol.1 ensino médio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2016.



Comentários