O que é Sociedade & Cultura?

 

Desde que nascemos, os seres humanos estão aptos a aprender, e para que isso se torne viável precisamos de estímulos externos e internos.

  • O indivíduo e o contexto cultural
À medida que crescemos, nos adaptamos às regras de variados grupos sociais, aos seus valores, costumes e crenças. Por meio da convivência nesses grupos, adquirimos conhecimentos, produzimos cultura e história.

Toda a sociedade é constituída de uma história, cada sociedade possui suas características próprias, seus costumes, suas crenças, hábitos, diversidade, isto é, sua própria cultura, que é a relação entre os homens e a natureza. Dessa forma, o ser humano é produtor de cultura e formador de cidadania.

→ Sociedade: é um grupo dentro do qual os homens vivem uma vida comum total, que uma organização limitada a um propósito ou a propósitos específicos.

O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais, de comportamentos e símbolos que são transmitidos de geração em geração por meio do contexto vivenciado. Em cada cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O 'outro' deve ser respeitado como tal, pois conviver com o diferente é aceitar a diversidade, é participar da construção de um mundo melhor.

Segundo o historiador Ciro Flamarion Cardoso (2003, pág. 24), apesar de cultura e sociedade terem uma relação estreita, não designam a mesma coisa: a sociedade ou mais exatamente, o sistema social - definido "principalmente" [como] um conjunto de indivíduos humanos entre os quais existem relações -, quando encarado relativamente à cultura, mostra ser a condição histórica prévia do aparecimento das formações culturais.


  • Relação entre cultura e sociedade
A relação entre cultura e sociedade se deve ao fato de que o comportamento social do homem, seja econômico, político, moral, religioso ou outro, é dominado pela cultura de seu grupo.

Antropologia, sociologia e psicologia são algumas das principais disciplinas responsáveis ​​pelo estudo das relações entre cultura e sociedade. Essas disciplinas permitem conhecer aspectos da condição humana com base na influência que a cultura exerce sobre os indivíduos e a sociedade em geral.

A presença da cultura implica o uso de símbolos através dos quais os indivíduos aprendem a modificar seu comportamento, compreendendo os significados do que é comunicado. Essa modificação de comportamento baseada em símbolos permite o estabelecimento de empresas.

Em geral, a cultura gera valores, instituições e ferramentas que modificam as relações sociais através de uma linguagem de símbolos que podem ser herdados para permanecer na sociedade (manifestada como tradições da sociedade) ou para ser modificada ao longo do tempo (manifestada como o desenvolvimento de a sociedade).

A cultura influencia crenças e comportamentos. Alguém que mora no Brasil provavelmente tem hábitos diferentes de pessoas que moram em outros países – nos Estados Unidos, na China, na Índia ou na França. A cultura influencia não apenas a língua, mas até a linguagem corporal das pessoas, a forma como se cumprimentam e os valores considerados importantes.

teoria funcionalista ensina que a cultura contribui para uma ordem social contínua, pois transmite a forma como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. A cultura também permite com que as pessoas se beneficiem dos sucessos realizados por gerações passadas.

Teoria do Conflito de Karl Marx, por outro lado, sustenta a ideia de que a cultura justifica a desigualdade. De acordo com o pai do socialismo, a classe dominante, isto é, a burguesia, produz uma cultura que promove seus próprios interesses e que, simultaneamente, reprime os do proletariado.

A cultura e a sociedade estão intimamente relacionadas. A cultura pode ser definida como o conjunto de valores, crenças, costumes, tradições e conhecimentos que um grupo de pessoas compartilha. Já a sociedade é formada por esse mesmo grupo de pessoas que interagem entre si, compartilhando esses elementos culturais. A cultura é um elemento fundamental na formação da identidade de um povo e na sua maneira de se relacionar com o mundo. Além disso, a cultura é dinâmica e está em constante transformação, refletindo as mudanças e evoluções da sociedade em que está inserida.

  • Cultura material e não material

Cultura é algo que se aprende e que varia muito de sociedade para sociedade. Os seres humanos passam a aprender a respeito de sua cultura assim que nascem, pois, na maioria dos casos, seus pais os educam para que adotem os valores da sociedade.

Apesar das muitas diferenças entre culturas, todas são constituídas por dois elementos fundamentais: cultura material cultura não material.

Cultura material: engloba os objetos físicos de uma sociedade: as ferramentas, a tecnologia, as vestimentas, os meios de transporte, etc. Por exemplo, alguns símbolos da cultura material do Brasil são o telefone celular, o computador, o iPod, etc.

Um componente da cultura material que foi adotado por diversas sociedades é o uso de joias para indicar que uma pessoa é casada. Por exemplo, no Brasil e nos Estados Unidos, usa-se um anel no dedo anelar da mão esquerda. Em sociedades não industrializadas, constituídas por poucos habitantes, isso é desnecessário, pois quase todas as pessoas se conhecem e sabem quem é e quem não é casado. Em certas regiões da Índia, as mulheres usam um colar para indicar que são casadas.

Cultura não material: compreende os aspectos intangíveis de uma cultura: os valores e crenças que influenciam seus membros e que os diferenciam dos indivíduos que constituem outras sociedades.

  • Valores Culturais
Os valores culturais são crenças, tradições e costumes de uma comunidade ou grupo de pessoas. Eles incluem quase todos os aspectos que caracterizam cada uma das culturas do mundo, como idioma, religião, roupas e ideias. Os valores culturais são os princípios e ideais fundamentais sobre os quais existe uma comunidade inteira. Eles determinam o modo de ser e orientam o comportamento e as decisões dos indivíduos dentro do mesmo grupo.

A cultura se adapta e evolui junto com as necessidades, desejos e oportunidades dos membros do grupo. A mudança pode ser resultado da mudança do grupo para uma nova localização geográfica ou simplesmente devido ao passar do tempo. Os avanços tecnológicos têm comumente sido as forças motrizes por trás das mudanças nas práticas diárias, mudando a estrutura dentro da qual os humanos operam.

Historicamente, muitos valores culturais mudaram em resposta à Revolução Agrícola , quando grupos humanos se tornaram agricultores sedentários, e à Revolução Industrial , quando nos mudamos da fazenda para a cidade.

Os valores culturais são os princípios e ideais fundamentais sobre os quais existe uma comunidade inteira. Este é composto por várias partes: costumes , que são tradições e rituais; valores , que são crenças; e cultura , que são todos os valores norteadores de um grupo. Você pode notar que sua própria cultura se adaptou ou mudou conforme a tecnologia evoluiu.

  • Referências

Cardoso, C. F. (2003). Sociedade e cultura: comparação e confronto. Estudos Ibero-Americanos29(2), 23–49. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2003.2.23969

Cultura e sociedade: que relação existe? MaestroVirtuale. Disponível em: https://maestrovirtuale.com/cultura-e-sociedade-que-relacao-existe/ Acesso em 06 julho 2023.

Cultura e sociedade. EducaBras. Disponível em: https://www.educabras.com/vestibular/materia/sociologia/aulas/cultura_e_sociedade Acesso em 07 julho 2023.

O que são valores culturais? (com 20 exemplos). MaestroVirtuale. Disponível em: https://maestrovirtuale.com/o-que-sao-valores-culturais-com-20-exemplos/. Acesso em 07 julho 2023.

Valores culturais: conceito, exemplos e importância. MaestroVirtuale. Disponível: https://maestrovirtuale.com/valores-culturais-conceito-exemplos-e-importancia/. Acesso em 07 julho 2023.

Valores culturais: definição, exemplos e importância. Estudyando. Disponível em: https://pt.estudyando.com/valores-culturais-definicao-exemplos-e-importancia/. Acesso em 07 julho 2023.

Comentários