- Contexto Histórico
Ao longo da década de 1920, a sociedade brasileira passou por inúmeras transformações a começar com o aumento populacional que somava 14 milhões em 1890 e saltou para 27 milhões em 1930.
Foi a partir das décadas de 120 e 1930 que o Brasil cresceu e se urbanizou, algumas cidades como São Paulo e Rio de Janeiro transformaram-se em metrópoles, e as capitais de outros estados se expandiram rapidamente.
Em 1920, foi criada a Universidade do Rio de Janeiro reunindo as antigas faculdades de Medicina, Engenharia e Direito. Aos poucos, ela foi incorporando novas unidades, como a Faculdade de Filosofia e a Escola de Belas Artes, ampliando assim a oferta de cursos superiores no Brasil. Sete anos depois, foi fundada a Universidade de Minas Gerais; Além disso, outros cursos foram sendo incorporados e a oferta de cursos superiores foram ampliados no Brasil.
- Crise da República Oligárquica
- Manifestação de trabalhadores durante a greve geral em São Paulo, SP. Fotografia de 1917.
- Movimentos Tenentistas
- Os 18 do Forte:
Esse levante ocorreu em 1922, no Forte de Copacabana (RJ) e tinha como objetivo tirar do poder as elites tradicionais e esboçou a defesa de princípios modernizadores, refletindo o descontentamento com a organização política e econômica da época.
Os tenentes e o civil envolvidos na Revolta dos 18 do Forte caminham pela praia de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, em direção ao Palácio do Governo, em julho de 1922.
2. Coluna Prestes:
- Cultura urbana
- Artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, em São Paulo (SP), 1922.
- Referências
Comentários
Postar um comentário