O ser humano sempre procurou
representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais,
objetos e elementos da natureza, etc. – e os seres que imagina.
Dentre as formas de artes
visuais – desenho, pintura, grafite, escultura, etc., bem como a literatura, a
música, a dança e o teatro são formas de expressão que constituem a arte.
Os objetos mais antigos eram
constituídos por ossos, marfim, pedra ou chifre. Eles eram entalhados,
desenhados com um instrumento afiado, gravados em relevo profundos, ou
esculturas tridimensionais.
- · Primeiras
expressões artísticas
As mais antigas figuras feitas
pelo homem foram desenhadas em paredes de rocha, sobretudo em cavernas. A esse
tipo de arte é chamado de rupestre (do latim rupes, rocha).
Locais mais
estudados: cavernas de Lascaux e Chauvet
(França), Altamira (Espanha), de Tassili (região do Saara, na África) e as dos
municípios de São Raimundo Nonato (Piauí, no Brasil).
Parede de caverna com pinturas
de mãos em negativo.
Algumas das
imagens retratadas: animais de grande
porte, caçadas, renas, cavalos, e os próprios seres humanos.
Materiais usados
pelo artista pré-histórico: corantes
naturais feitos de minerais, ossos carbonizados (queimados), carvão, vegetais e
sangue animal.
Esses elementos eram esmagados
e dissolvidos na gordura de animais caçados. Como pincel, utilizavam os dedos e
instrumentos feitos de penas e pelos.
- · A
escultura, a cerâmica e o metal
Os artistas pré-históricos
faziam também esculturas, de pedra e metal, que mostram seu empenho na criação
de objetos e na representação da figura humana.
Também há esculturas de bronze, onde se é possível observar a postura humana e os detalhes do rosto. Uma das primeiras representações humanas em esculturas é a figura de uma mulher, chamada de Vênus de Willendorf que mede 11 cm (imagem abaixo).
Podemos ver essa escultura
como um símbolo de fertilidade e podiam serem carregadas como talismãs ou
amuletos, fossem para levar fertilidade ao portador ou para protege-lo do mal.
Além disso, podemos considerar como uma celebração da sexualidade feminina em uma sociedade matriarcal e até mesmo como um exemplo de arte erótica.
- Esculturas em metal
Utilizavam dois métodos: o da forma de barro e o da cera perdida.
Com o modelo oco, preenchia com metal fundido e ao esfriar quebravam o molde de barro e obtinham uma escultura igual ao que havia sido modelado.
- Arte pré-histórica brasileira
Principais
sítios arqueológicos: São Raimundo Nonato
(Piauí), Pedra Pintada (Pará), Peruaçu e Lagoa Santa (Minas Gerais).
Em todos eles existem
vestígios arqueológicos como fragmentos de ossos e de objetos, desenhos e
pinturas gravados em rochas.
Descobertas
importantes: crânio de uma mulher
batizada como Luzia no ano de 1975 no sítio arqueológico Lapa Vermelha, em
Pedro Leopoldo (MG).
Classificação
das pinturas rupestres brasileiras: motivos
naturalistas e obras com motivos naturalistas.
Fig. 1
– pinturas rupestres com motivos naturais. São Raimundo Nonato, Piauí.
Os motivos naturalistas trazem ornamentos ou temas que aparecem isolados ou repetidos em uma obra de arte.
Nelas predominam
representações de figuras humanas, isoladas ou em grupos, em cenas de caça,
guerra e trabalhos coletivos e figuras de animais.
Fig. 2 - pinturas rupestres com motivos geométricos. Bahia.
Já as figuras com motivos geométricos são muito variadas: linhas paralelas, pontos agrupados, círculos, cruzes, espirais e triângulos.
- Referências
Esta é uma mulher real IN: O
livro da arte. Trad.: Flávia Souto Maior. 1ª ed. Rio de Janeiro: Globo livros,
2019. Págs.: 20 – 21
Somos uma espécie ainda em
transição IN: O livro da arte. Trad.: Flávia Souto Maior. 1ª ed. Rio de
Janeiro: Globo livros, 2019. Págs.: 22 - 25
PROENÇA, Graça. Capítulo 1 – a
arte da pré-história IN: Descobrindo a história da arte. São Paulo:
Ática, 2005. Págs. 6 – 12.
SOARES, Ana Cecília. Arte
Pré-histórica: estranhos começos IN: História da Arte. 1ª ed. INTA/
PRODIPE – Instituto Superior de Teologia Aplica; Pró-Diretoria de Inovação
Pedagógica. Sobral/CE, 2017. Págs.: 5 – 8.
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