Noções Fundamentais do pensamento filósofico-científico

 

- A Filosofia é uma forma de pensamento que nasce na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C.

- Povos diferentes da antiguidade, tiveram visões próprias da natureza e maneiras diferentes de explicar os fenômenos e processos naturais.

- Somente os Gregos fizeram da filosofia uma ciência, do qual sua fase inicial é conhecida como filosófica-científica.

- Uma das primeiras formas de explicar o mundo de forma simples e menos polêmico se deu através da Mitologia (MYTHOS).

- Aspetos comuns à mitologia:

- O pensamento mítico consiste em uma forma de explicar aspectos essenciais da realidade em que vive.

- O termo Mythos significa um tipo especial de discurso, ficcional ou imaginário que pressupõe a adesão, a aceitação dos indivíduos, na medida em que constitui as formas de sua experiência do real.

  • *     Conceitos-chaves:

PHYSIS: teoria da natureza, é a totalidade do que existe, mundo natural;

- Segundo essa visão, a chave da compreensão da realidade natural encontra-se nesta própria realidade e não fora dela.

- Usada pelos primeiros filósofos, que foram chamados de physiólogos ou seja, estudiosos ou teóricos da natureza.

- Característica central é o apelo à noção de causalidade, que possui um caráter regressivo, ou seja, explicamos sempre uma coisa por outra.

KOSMOS: totalidade ordenada, harmonizada, beleza;

- Seria o mundo natural, bem como o espaço celeste, enquanto realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais;

- Oposição a ele é o caos, que seria a falta de ordem, o estado anterior à sua organização.

ARKHÉ: explicação de tudo o que existe, que possui a existência de um elemento primordial que serve de ponto de partida para todo o processo.

- Dentre os elementos formulados pelos filósofos tivemos:

1. Hydor (água) – concebido por Tales de Mileto;

2. Pneuma ou aér (Ar) – concebido por Anaxímenes;

3. Apeiron (um princípio abstrato significando algo de ilimitado);

4. Fogo

5. Átomo

LOGOS: é o discurso, uma explicação no qual razões são dadas.

- As explicações são justificadas e estão sujeitas à crítica e à discussão.

- O saber adquirido é dado pelo caráter crítico, isto é, possíveis de serem discutidas, de suscitarem divergências e discordâncias.

  •  Alguns representantes:

Tales de Mileto (c. 624 – c. 545): para ele a água era a chave de tudo, sendo a base do universo.

Anaximandro (610 – 546): todas as coisas se dissipam onde tiverem sua gênese, conforme a necessidade; o ilimitado é eterno.

- Desenvolveu o princípio do ápeiron

Anaxímenes (c. 585 – 528): a forma básica da matéria era o ar ou vapor (pneuma ou aér);

- Segundo ele, essa substância única podia ser transformada em outras substâncias, de acordo com o grau de concentração.

Esses três fazem parte da chamada Escola de Mileto ou Escola Jônica, no qual veremos em outra oportunidade.

  • *     Referências

Levene, Lesley. A história da filosofia para quem tem pressa (Série Para quem Tem Pressa) (p. 15). Editora Valentina. Edição do Kindle.

Levene, Lesley. A história da filosofia para quem tem pressa (Série Para quem Tem Pressa) (p. 17). Editora Valentina. Edição do Kindle.

MARCONDES, Danilo. Capítulo 1 – O surgimento da filosofia na Grécia antiga IN: Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 11ª ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. Págs.: 19 – 29.

O Livro da Filosofia. Introdução. Trad. Douglas Kim. 1ª ed. São Paulo: Globo Livros, 2016. Págs. 12 – 17.


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