Os pré-socráticos

Assim denominado aos primeiros filósofos, que viveram antes de Sócrates (470 - 399 a.C.).

Introduz uma nova problemática na discussão filosófica – as questões ético-políticas, ou seja, a problemática humana e social que praticamente ainda não havia sido discutida.

Suas obras se perderam na Antiguidade, e só as conhecemos por meios indiretos, pois a filosofia era vista essencialmente como discussão, debate, e não como texto escrito.

São duas as principais fontes que dispomos para o conhecimento desses filósofos: a doxografia e os fragmentos:

  1. è Doxografia: consiste em sínteses do pensamento dos filósofos e comentários a eles de forma breve, por autores posteriores.
  2. è Fragmentos: são citações de passagens dos próprios filósofos pré-socráticos encontradas em obras posteriores.

  •  Correntes filosóficas

Uma das principais fontes para conhecer o pensamento dos pré-socráticos, costuma ser dividida em duas grandes correntes:

  1. è Escola Jônica: Caracterizado sobretudo pelo interesse da physis, pelas teorias da natureza. Dentre os filósofos que aderiram seus estudos a esse tópico tivemos Tales de Mileto e seus discípulos Anaximandro e Anaxímenes; Xenófanes de Colofon e Heráclito de Éfeso.
  2. è Escola Italiana: caracterizado por uma visão de mundo mais abstrata, menos voltada para uma explicação naturalista da realidade, prenunciando em certo sentido o suprimento da lógica e da metafísica, sobretudo no que diz respeito aos eleatas.

Nesta última um dos representantes foi Pitágoras que fundou em Crotona sua escola de caráter semirreligioso e iniciático. Ele defendia uma concepção de imortalidade e de transmigração (metempsicose) da alma.

Uma das principais contribuições ao desenvolvimento da ciência encontra-se na doutrina segundo o qual o número é o regente das formas e ideias, que explicaria a harmonia do real garantindo o seu equilíbrio (como veremos no esquema abaixo):

Além disso, o mesmo elaborou demonstrações matemáticas que tinham impacto com seu pensamento filosófico, a mais conhecida de todas é o Teorema de Pitágoras que usamos até hoje:


Temos uma segunda fase do pensamento pré-socrático, denominada por vezes de pluralista.

  •  Segunda fase do pensamento pré-socrático

Caracterizado pelos pensadores que sofreu a influência de seus predecessores, desenvolvendo teorias que combinavam frequentemente aspectos de diferentes escolas e valorizavam uma concepção do mundo natural como múltiplo e dinâmico.

è Escola atomista: essa doutrina sustenta que a realidade consiste em átomos e no vazio, os átomos se atraem e se repelem, e geram os fenômenos naturais e o movimento.

è Monismo: defendiam uma posição que podemos caracterizar como monista, ou seja, a doutrina da existência de uma realidade única.

è Mobilismo: concepção segundo a qual a realidade natural se caracteriza pelo movimento, onde todas as coisas estão em fluxo. 

  • Alguns filósofos

Escola Jônica (naturalismo):

- Milesianos (escola de Mileto): Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes

- Heráclito de Éfeso (mobilismo)

- Xenófanes de Colofon (influencia os pitagóricos)


Escolas Italianas:

- Pitagóricos: Pitágoras e seus seguidores (importância da matemática)

- Eleatas: Parmênides, Zenão, Melisso (questões de caráter lógico e metafísico)

 

Segunda fase (sec. V a.C.): (pluralistas e ecléticos)

- Empédocles de Agrigento (doutrina dos quatro elementos)

- Escola atomista: Leucipo e Demócrito

- Anaxágoras de Clazômena

  • Frases

“A razão é imortal, todo o resto é mortal.”  - Pitágoras

“O caminho acima e o caminho abaixo são um só e o mesmo.” – Heráclito

“Tudo é uno.” – Parmênides

  •  Referências

MARCONDES, Danilo. Capítulo 2 – Os filósofos pré-socráticos IN: Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 11ª ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. Págs.: 30 – 38.

O Livro da Filosofia. Introdução. Trad. Douglas Kim. 1ª ed. São Paulo: Globo Livros, 2016. Págs.: 12 – 17.

O Livro da Filosofia. Introdução. Trad. Douglas Kim. 1ª ed. São Paulo: Globo Livros, 2016. Págs.: 40 – 41.


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