- Origem:
Surgiu no século XIX, na Europa entre os estudantes da Académie Suisse e do Ateliê de Charles Gleyre, onde estavam os principais grupos do movimento que revolucionou a pintura e deu origem às grandes tendências da arte do século XX.
Alguns dos estudantes da
Académie Suisse foram: Claude Monet, Camille Pissarro, Armand Guillaumin, Paul
Cézanne.
O impressionismo surge com a
reunião do Groupe des Batignolles no Café Guerbois que foram feitas nos anos
1860 e 1870.
- Objetivos:
Observar os diversos efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia.
Os impressionistas não
chegaram a formar uma escola ou sistema, apenas compartilhavam algumas técnicas
e procedimentos gerais.
- Características:
∟A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento;
∟As figuras não devem ter contornos nítidos;
∟As sombras devem ser luminosas e coloridas;
∟As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta.
- Os grandes
pintores impressionistas
O primeiro contato do público
com os impressionistas foi em uma exposição coletiva realizada em Paris em
1874, que houve uma péssima reação ao movimento inicialmente.
Só na década seguinte é que os pintores começaram a ser compreendidos, entre eles tivemos:
è Claude Monet (1840 – 1926)
Baile no Moulin de la Galette (1876), de Renoir. Dimensões: 1,31 m x 1,75 m. Museu D’Orsay, Paris.
è Edgar Degas (1834 – 1917)
- A Técnica
e seus respectivos representantes
Pontilhismo: técnica desenvolvida pelos pintores Georges
Seurat e Paul Signac, no final do século XIX. Consistia em aplicar pequenos
pontos de cores puras na tela que, quando vistos de longe, se mesclavam criando
a sensação de cores e formas mais vibrantes e luminosas.
Georges Seurat (1859 – 1891) reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no conjunto, permitem perceber uma cena.
Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte (1884 – 1886), de Seurat. Dimensões: 2,60 m x 3,50 m. The Art Institute, Chicago.
Paul Signac (1863 – 1935) gostava de observar o movimento da água no mar e nos rios, e procurou registrá-lo em muitas das suas obras.
- Ø Referências
BUGLER, Caroline [et al.]. O Livro da arte. Gostaria de pintar como
um pássaro canta – Claude Monet. Tradução Flávia Souto Maior. 1ª ed. Rio de
Janeiro: Globo Livros, 2019. Págs. 256 – 263.
IMBROISI,
Margaret; MARTINS, Simone. Impressionismo. História das Artes, 2024.
Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/impressionismo/. Acesso em 03 fev 2024.
PROENÇA, Graça. Capitulo 14 – Século XIX na Europa (II): o
Impressionismo IN: Descobrindo a
história da arte. 1ª impr. 1ª ed. São Paulo: Ática,
2005. Págs. 148 - 159
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