O Impressionismo na Europa

 

  • Origem: 

Surgiu no século XIX, na Europa entre os estudantes da Académie Suisse e do Ateliê de Charles Gleyre, onde estavam os principais grupos do movimento que revolucionou a pintura e deu origem às grandes tendências da arte do século XX.

Alguns dos estudantes da Académie Suisse foram: Claude Monet, Camille Pissarro, Armand Guillaumin, Paul Cézanne.

O impressionismo surge com a reunião do Groupe des Batignolles no Café Guerbois que foram feitas nos anos 1860 e 1870.

  • Objetivos: Observar os diversos efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia.

Os impressionistas não chegaram a formar uma escola ou sistema, apenas compartilhavam algumas técnicas e procedimentos gerais.

  • Características:

∟A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento;

∟As figuras não devem ter contornos nítidos;

∟As sombras devem ser luminosas e coloridas;

∟As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta.

  • Os grandes pintores impressionistas

O primeiro contato do público com os impressionistas foi em uma exposição coletiva realizada em Paris em 1874, que houve uma péssima reação ao movimento inicialmente.

Só na década seguinte é que os pintores começaram a ser compreendidos, entre eles tivemos:

è Claude Monet (1840 – 1926)


Regata em Argenteuil é um óleo sobre tela de Claude Monet, pintado no ano de 1872. Está no Museu de Orsay em Paris desde a sua abertura em 1986.    

è Pierre-Auguste Renoir (1841 – 1919)

Baile no Moulin de la Galette (1876), de Renoir. Dimensões: 1,31 m x 1,75 m. Museu D’Orsay, Paris. 

è Edgar Degas (1834 – 1917)


O foyer de dança no Opéra, de Degas. Museu D’Orsay, Paris.

  • A Técnica e seus respectivos representantes

Pontilhismo: técnica desenvolvida pelos pintores Georges Seurat e Paul Signac, no final do século XIX. Consistia em aplicar pequenos pontos de cores puras na tela que, quando vistos de longe, se mesclavam criando a sensação de cores e formas mais vibrantes e luminosas.

Georges Seurat (1859 – 1891) reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no conjunto, permitem perceber uma cena.

Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte (1884 – 1886), de Seurat. Dimensões: 2,60 m x 3,50 m. The Art Institute, Chicago.

Paul Signac (1863 – 1935) gostava de observar o movimento da água no mar e nos rios, e procurou registrá-lo em muitas das suas obras.

A boia vermelha (1895), de Signac. Museu D’Orsay, Paris.

  • Ø  Referências

BUGLER, Caroline [et al.]. O Livro da arte. Gostaria de pintar como um pássaro canta – Claude Monet. Tradução Flávia Souto Maior. 1ª ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. Págs. 256 – 263.

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Impressionismo. História das Artes, 2024. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/impressionismo/. Acesso em 03 fev 2024.

PROENÇA, Graça. Capitulo 14 – Século XIX na Europa (II): o Impressionismo IN: Descobrindo a história da arte. 1ª impr. 1ª ed.  São Paulo: Ática, 2005. Págs. 148 - 159

 

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